
18 ago Acessórios que podem causar problemas no seguro automóvel ao serem instalados no carro
Existem vários acessórios que podem ser instalados em um carro e que podem causar problemas com o seguro. Isso ocorre porque certos acessórios podem aumentar o risco de acidentes, roubo ou danos, levando as seguradoras a considerar o veículo como mais arriscado de segurar. Alguns exemplos de acessórios que podem causar problemas com o seguro incluem:
- Pinturas chamativas ou adesivos: Pinturas extravagantes ou adesivos que chamam a atenção podem aumentar a visibilidade do carro, mas também podem atrair a atenção de ladrões ou distrair outros motoristas, potencialmente aumentando o risco de acidentes.
- Rodas e pneus esportivos: Rodas de perfil baixo ou pneus esportivos podem melhorar o desempenho do carro, mas também podem aumentar o risco de danos em estradas irregulares ou buracos, além de aumentar o risco de roubo.
- Faróis xenônio ou LED não originais: Substituir os faróis originais por versões de xenônio ou LED pode afetar a iluminação adequada da estrada, causando cegueira em outros motoristas e aumentando o risco de acidentes.
- Sistemas de suspensão rebaixada: Embora possam melhorar a estabilidade e o manuseio, sistemas de suspensão rebaixada podem aumentar o risco de danos a componentes do carro em estradas irregulares e diminuir a visibilidade para outros motoristas.
- Sistemas de som modificados: Instalar um sistema de som potente pode ser uma distração para o motorista e também pode causar desconforto a outros motoristas e pedestres, aumentando o risco de acidentes. Por exemplo, uma instalação de alarme. Alguns deles trazem mudanças importantes em componentes, especialmente no chicote elétrico. Isso pode fazer com que o veículo tenha problemas, muitas vezes resultantes de uma instalação mal feita do próprio alarme.
- Modificações de desempenho: Qualquer modificação que aumente significativamente o desempenho do carro, como modificações no motor ou no sistema de exaustão, pode aumentar o risco de acidentes e danos ao veículo.
- Adaptações para competições: Adicionar acessórios projetados para corridas, como roll cages ou cintos de segurança de competição, pode ser interpretado pelas seguradoras como um sinal de uso imprudente do carro, aumentando o risco de sinistros.
- Tuning e personalizações extremas: Modificações visuais ou de desempenho que alterem significativamente o carro de sua condição original podem tornar mais difícil para as seguradoras avaliarem o valor e o risco do veículo.
E então o que pode ser instalado?
Já entendemos que não pode ser instalado pois dependendo a seguradora pode recusar a cobrir seu veículo, mas concordamos que deixar o veículo com a própria cara é importante, não é mesmo!? Para isso, é comum recorrer a acessórios que, além do fator de atribuir personalidade ao automóvel, proporcionam conforto e suprem necessidades.
O seguro auto para acessórios deve ser contratado somente para os que foram adicionados posteriormente à compra do carro.
Para isso, você deve comunicar ao seu corretor quais são os acessórios que colocou no veículo e quer que fiquem protegidos.
O kit gás, por exemplo, é um dos acessórios mais requisitados para um seguro adicional, já que ele é um item indispensável para carros que rodam com GNV e por isso deve ser protegido. Na maioria das apólices, a seguradora reembolsará o valor do kit caso ele seja seriamente danificado.
Agora que vimos quais são os acessórios que influenciam ou não na cobertura de seguros para seu carro, deixamos essas dicas:
- Se você estiver decidido em instalar algo diferente no seu carro, esse projeto deve ser muito bem avaliado, pois dependendo do que você faz de modificação, algumas seguradoras não cobrem.
- Antes de instalar qualquer acessório no seu carro, é importante entrar em contato com a sua seguradora e informá-los sobre as modificações que você deseja fazer.
Algumas seguradoras podem se recusar a cobrir veículos com certos tipos de acessórios, enquanto outras podem oferecer cobertura a um custo adicional. Certifique-se de obter todas as aprovações e informações necessárias antes de prosseguir com as modificações para evitar problemas com o seguro.